Blanes LTSP

A solução de boot remoto da Blanes surge como opção em processos de migração de desktops para o ambiente Linux ou montagens de clusters para processamento paralelo. Por sua característica, ela também permite que a empresa que a utilize reaproveita hardware antigo para estações, mesmo para acesso a aplicações que rodam em servidores Microsoft ©.

Existem soluções similares no mercado, e mesmo softwares livres que podem oferecer o mesmo tipo de serviço, mas nenhum deles oferece a mesma eficiência e gama de características que o Blanes LTSP.

Modularidade

A solução não depende de nenhuma distribuição Linux e pode, inclusive, inicializar imagens de outros sistemas operacionais, desde que homologadas e suportem boot remoto.

Devido a essa característica, é possível disponibilizar aos usuários mais de uma distribuição GNU/Linux para ser selecionada durante o boot. Essa flexibilidade permite, por exemplo, que a atualização do sistema seja feita sem interferência no trabalaho dos usuários, pois as alterações estarão disponíveis no menu inicial sob a forma de um novo item, permitindo assim o "downgrade", caso necessário.

Processamento distribuído

O Blanes LTSP é diferente de outras soluções existentes no mercado pois permite o uso inteligente dos processadores das estações, diminuindo a carga sobre o servidor. A maioria das demais soluções toma como princípio que todo o processamento das aplicações será feito no servidor, tratando as estações como terminais "burros". Outras soluções, menos freqüentes, transferem todo processamento para as estações deixando o servidor ocioso.

Nosso servidor permite que se configure, por exemplo, que alguns programas mais pesados sejam processados pelo servidor e que outros sejam processados na própria estação.

Por essas características, o Blanes LTSP pode suportar até 30 estações.

Hardware heterogêneo

O Blanes LTSP não exige, embora seja uma vantagem na administração, que as máquinas das estações sejam homogêneas.

© 2008 Blanes & Consultores Associados. Todos os direitos reservados.